Fonte: Jornal Recôncavo (Texto modificado – Texto Original da Notícia: link)
A apresentação da campanha “10 medidas de combate à corrupção”, realizada pelo MPF em âmbito nacional, aconteceu na sede das Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus na tarde desta sexta-feira (18), e contou com a presença do Procurador-Geral do MPC/Ba Danilo Andrade, que, na oportunidade, pediu apoio para a campanha, a qual tem o objetivo de mobilizar a sociedade a apoiar e defender um conjunto de medidas elaboradas pelos procuradores da República para melhorar as leis e evitar a impunidade.
As Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus disponibilizarão postos para coleta de assinaturas em diferentes frentes – um deles será fixo, na sede das Entidades; outros itinerantes, que percorrerão diferentes pontos da cidade para coletar assinaturas. O Observatório Social de Santo Antônio de Jesus terá um posto no Shopping Itaguari. A meta é conseguir a adesão de 5 mil eleitores até o mês de novembro.
Com 10.167.726 eleitores, a meta do Estado da Bahia é obter 30 mil assinaturas, deste total, 13 mil já foram alcançadas. Em âmbito nacional, a campanha precisa reunir 1,5 milhão de assinaturas para aprovar no Congresso Nacional, projetos que promovam alterações estruturais para reprimir a corrupção no país. As medidas agrupam 20 anteprojetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional, propondo mudanças legislativas para quebrar o círculo da corrupção no Brasil, entre elas: penas mais severas para os crimes de corrupção, devolução do dinheiro desviado e sistema de Justiça mais eficiente, a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos e do ‘caixa 2’. O sumário das medidas e a íntegra dos anteprojetos estão no site da iniciativa.
“O Brasil é um país rico, mas a corrupção é um entrave gravíssimo na distribuição da renda. As Entidades apoiarão a campanha de todas as maneiras possíveis”, afirmou Genival Deolino, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus. Participaram da apresentação da campanha, Herivaldo Nery vice-presidente do SINCOMSAJ, o diretor Raphael Passos, a coordenadora do Observatório Social de Santo Antônio de Jesus Pamela Moura, o gerente e a subgerente das Entidades Empresarias Wenderson Brito e Gildete Batatinha, e Taiane Almeida, cientista social e coordenadora de desenvolvimento local das Entidades.