Na última semana, entre os dias 18 e 20 de outubro, foi realizado o XV Congresso Nacional do Ministério Público de Contas na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. A edição de 2023 do evento teve por tema “Farol para o Desenvolvimento Sustentável” e foi realizada no Centro Cultural Ariano Suassuna na sede do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB). Participaram do Congresso a Procuradora-geral de Contas, Camila Luz, e os Procuradores de Contas Erika de Oliveira Almeida, Marcel Siqueira Santos e Maurício Caleffi.
Acompanhando o tema do Congresso, os seis painéis tiveram como foco o desenvolvimento sustentável. Alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 10 o painel de abertura na noite de quarta-feira e o primeiro painel da tarde de quinta-feira trataram da redução das desigualdades sociais. A área ambiental foi destaque na manhã da quinta-feira, 19 de outubro, com dois painéis dedicados exclusivamente à área, um deles voltado para compartilhar a atuação específica de MPCs de alguns estados e seus resultados.
Para conferir todos os temas debatidos no Congresso acesse a programação completa no site oficial. Assista à gravação de todos os dias e painéis do evento no canal do YouTube da AMPCON.
Na tarde da quarta-feira, 18 de outubro, antes da abertura oficial do Congresso, ocorreu a reunião do Conselho Nacional de Procuradores-gerais de Contas (CNPGC) e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). A Procuradora-geral de Contas, Camila Luz, participou presencialmente da reunião.
No âmbito do XV Congresso Nacional também foi realizado o III Encontro Nacional de Comunicação do Ministério Público de Contas (III ComMPC) que ocorreu na tarde da quinta-feira e na manhã da sexta-feira numa das salas do Centro Cultural Ariano Suassuna. Nos dois turnos Procuradores de Contas e servidores de MPCs de todo o país participaram de oficinas técnicas de media training e boas práticas na comunicação com o objetivo de capacitar os membros e os servidores e aprimorar cada vez mais o trabalho realizado pelas assessorias de comunicação do MPC brasileiro.