Diante da triste notícia do precoce falecimento do Conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, em 15/09/2024, este Ministério Público de Contas – MPC/BA aderiu à Moção de Pesar à família enlutada proposta, na Sessão do Pleno do dia 17/09/2024, pelo Presidente do TCE/BA, Conselheiro Marcus Presídio.
O Corregedor de Contas, Procurador Danilo Andrade, representante deste MPC/BA naquela Sessão, destacou que:
“quando chegamos aqui, no Tribunal de Contas, em 2011, eu, o Dr. Maurício Caleffi e o Dr. Marcel, ainda muito jovens, o conselheiro Pedro Lino não apenas nos recebeu muito bem, como verdadeiramente nos acolheu.
Durante todo esse período, ele foi um parceiro fiel e um defensor intransigente da independência funcional do Ministério Público de Contas. Talvez ele não tenha tido a noção da importância que teve na evolução do Ministério Público, mas tenho certeza de que será sempre lembrado por todos nós com muito carinho, como uma pessoa que contribuiu muito para a consolidação do Ministério Público de Contas em nosso Estado.
Em nome dos colegas, trago ao Plenário as nossas condolências(…)”.
Dra. Camila Luz, Procuradora-geral do MPC, além de reiterar as palavras de dr. Danilo, também, prestou a sua homenagem ao saudoso Conselheiro:
“ a passagem do Conselheiro Pedro Lino nos causa profunda tristeza, não somente por ele ter sido um ferrenho defensor do Ministério Público de Contas aqui no Estado da Bahia, mas pela relação de amizade e admiração que ele nutria por todos os membros dessa instituição.
Com seu jeito forte mas, ao mesmo tempo, acolhedor, o Cons. Pedro Lino deixa uma imensurável contribuição para o fortalecimento do sistema de controle externo baiano, de modo que permanecerá nas nossas memórias como um amigo muito especial”.