Nesta semana, o novo episódio do Pod+MPC, o podcast dos MPCs do Brasil, traz a entrevista com o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia, Dr. Antonio Tarciso Carvalho, que revelou acontecimentos importantes da trajetória do Órgão.
“O concurso público para Procurador de Contas só aconteceu no ano de 2010, com a posse dos primeiros Procuradores se efetivando em fevereiro de 2011. Até então, quem atuava como fiscal da lei junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia era um Procurador de Justiça do Ministério Público Estadual.”, recordou.
Dr. Tarciso falou das expectativas quanto ao incremento da proatividade na atuação ministerial. “Espero que com o passar do tempo seja possível mudar um pouco o foco dessa atuação para uma atuação mais proativa, com a deflagração de procedimentos apuratórios, com o oferecimento de representações, que nos permitam contribuir de modo mais autêntico com o controle externo da administração pública.” E afirmou: “Nós temos procurado aproveitar as oportunidades de atuar proativamente”.
O Procurador-Geral de Contas baiano pontuou ainda a metodologia de trabalho adotada naquele MPC: “Aqui, no Ministério Público de Contas da Bahia, nós temos uma divisão de atribuições, entre as Procuradorias, que levam em consideração grupos de órgãos e entidades da administração pública estadual. Naturalmente, nós acabamos tendo, em cada Procuradoria, uma divisão temática em que determinados assuntos são tratados com maior ênfase.”
Ouça na íntegra o episódio #4 do POD+MPC, clique no link abaixo:
Veja a publicação no site do CNPGC com outras opções de reprodutores de áudio.