Procurador-geral do MPC é empossado para biênio 2019/2021
Publicação em 21 de fevereiro de 2019

Durante a sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) desta quinta-feira (21.02), foi empossado na chefia do Ministério Público de Contas (MPC) o procurador de Contas Antônio Tarciso Souza de Carvalho para cumprir o biênio 2019/2021. Ele teve sua nomeação para o cargo publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 21 de fevereiro de 2019, em ato assinado pelo governador Rui Costa.

Cumprimentado por todos os conselheiros presentes e também pelos integrantes do MPC/TCE e do Ministério Público de Contas dos Municípios que fizeram questão de participar do ato de posse, no qual também estiveram seus pais, Salvador Rosa de Carvalho Júnior e Eleuza Aparecida Souza de Carvalho, além de familiares e amigos, o procurador foi saudado oficialmente pelo presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, que salientou a importância da contribuição do Ministério Público de Contas para o êxito das ações da Casa de Controle.

O novo procurador-geral do MPC afirmou que todos os presentes podiam ter certeza que irá guiar-se pelos passos daqueles que o antecederam no cargo, procurando sempre manter o bom relacionamento e a harmonia institucional, não apenas com o TCE/BA, mas com todas as instituições. Ele destacou a importância de o MPC se aproximar de outros órgãos de controle e de organizações da sociedade civil cujas atividades estejam voltadas para o controle da gestão pública, “visando, precipuamente, à troca de informações e ao estabelecimento de estratégias de atuação conjunta”, bem como considerou ser imprescindível “o fomento à produção de conhecimento pelos membros e servidores do Ministério Público de Contas.”

Em breve pronunciamento, o presidente do TCE/BA desejou êxito ao novo procurador-geral e afirmou não ter dúvidas de que sua assunção ao novo cargo fortalece ainda mais a estrutura do MPC. E, por fim, agradeceu a importante colaboração que o TCE/BA sempre recebeu dos procuradores Maurício Calleffi e Danilo Andrade, os antecessores do procurador Antonio Tarciso na chefia do MPC.

Leia aqui a íntegra do discurso do novo procurador-geral do MPC.

RESUMO DO CURRÍCULO DO PROCURADOR ANTÔNIO TARCISO SOUZA DE CARVALHO

O novo procurador-geral do MPC é graduado em Direito pela Ufba (2006) e pós-graduado em Direito Público pelo Centro de Cultura Jurídica da Bahia (2008). Foi aprovado em 7º lugar no concurso público para o cargo de procurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia, no qual tomou posse em 15 de julho de 2014. Ocupou o cargo efetivo de técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia entre março de 2006 e agosto de 2010. Exerceu a função de assistente técnico na Coordenação dos Juizados Especiais Federais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Seção Judiciária do Estado da Bahia, entre julho de 2009 e agosto de 2010, e também ocupou o cargo efetivo de analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, entre agosto de 2010 e julho de 2014.

Fonte: ASCOM/TCE (link).