Nota de pesar
Publicação em 6 de novembro de 2023

O Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC/BA) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Promotor de Justiça baiano Cristiano Chaves de Farias, aos 52 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, dia 6, em Salvador/BA.

O Promotor Cristiano Chaves atuou no Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) durante 26 anos, especialmente na área cível. Passou por diversas promotorias do interior chegando à capital em 2009. Em 2012, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife) e, em 2014, do então Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania (Caoci). Em 2020, foi assessor especial da Procuradoria-Geral de Justiça e nos últimos anos exercia a atividade na defesa dos direitos do consumidor.

Na condição de professor e jurista, autor de livros, Cristiano Chaves participou da formação de diversos estudantes de direito, alguns dos assessores do MPC/BA foram seus alunos e estagiários durante a graduação. Seu irmão, Luciano Chaves de Farias, auditor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do MPC/BA até 2015 e, atualmente, ocupa o cargo de Secretário-geral do TCE/BA.