Segunda edição do “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada” acontecerá em Itabuna
Publicação em 28 de novembro de 2023

Em busca contínua pelo aperfeiçoamento da execução das políticas públicas educacionais, o “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada” chegará a Itabuna no dia 14 de dezembro, quinta-feira. Nesta segunda edição itinerante do projeto, que visa proporcionar a formação e a troca experiências entre instituições públicas, autoridades municipais e cidadãos, serão ofertados 12 minicursos (6 por turno) sobre os desafios e caminhos para melhoria da educação.

A iniciativa é resultado da colaboração entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), o Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC/BA), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

O público-alvo do encontro é formado por prefeitos, secretários(as) municipais de educação, servidores municipais envolvidos com a política educacional, conselheiros municipais de Educação, conselheiros do Fundeb, membros dos Fóruns Estadual e Municipais de Educação, pesquisadores das Universidades, gestores escolares (diretor(a) escolar/coordenador(a) pedagógico(a)) dos municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

Com base na avaliação dos participantes da edição anterior, que fez a primeira parada no município de Alagoinhas, o encontro foi reestruturado para um dia de modo a garantir a participação integral dos interessados. Cada inscrito terá oportunidade de assistir a dois minicursos, um em cada turno.

Os temas são:

• Compatibilização dos instrumentos de planejamento orçamentário e planos de educação (TCM/BA);
  • Controle social e participação na fiscalização da educação (TCM/BA);
  • Financiamento da Educação e o Fundeb Permanente (TCE/BA);
  • Uso de dados e indicadores no acompanhamento de políticas públicas educacionais (TCE/BA);
  • Enfrentamento ao racismo e ao abuso sexual infantil (DPE/BA);
  • Direitos Humanos e a construção de sentidos sociais para gestão e construção de políticas públicas (TJ/BA);
  • Resultado do Índice de Melhoria da Educação da Bahia – IMED (SEC/BA);
  • Projeto de Educação Inclusiva: todas as escolas são para todos os alunos (MP/BA);
  • O Programa Nacional de Alimentação Escolar como garantia de acesso ao Direito Humano à Alimentação Adequada (SEC/BA).

Além das capacitações, um servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estará a disposição durante todo o evento para atendimento técnico sobre obras, Plano de Ações Articuladas (PAR) e prestação de contas.

A programação completa está disponível no endereço: https://educacaoedanossaconta.ba.gov.br/naestrada/itabuna.