TCE recebe alunos da APAE na 15ª Edição do Projeto Casa Aberta
Publicação em 27 de agosto de 2019

Nesta terça-feira, 27 de agosto, foi realizada a 15ª edição do Projeto Casa Aberta em 2019. Na oportunidade foram recebidos no Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA) os alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que conheceram as instalações do órgão, conversaram com o Conselheiro Presidente, visitando seu gabinete.

O conteúdo das apresentações feitas em edições anteriores do Projeto foi reestruturado e desenvolvido em forma de encenação teatral. Na Escola de Contas, servidores de diversos setores do TCE, as assessoras do Ministério Público de Contas (MPC/BA), Elisa Barreto e Maria Luiza Mesquita, e o Chefe de Gabinete, Mario Silva, atuaram numa peça de teatro que demonstrou etapas do controle externo. Os atos encenados destacaram desde a participação do cidadão – que formaliza uma manifestação de denúncia na Ouvidoria do Tribunal – ao julgamento do processo em Plenário, passando pela realização dos trabalhos de auditoria e emissão de Parecer Ministerial.

Após a encenação, os servidores tiveram a oportunidade de cantar junto com os alunos a paródia de uma música (elaborada pelas servidoras Claudia Colavolpe, Ana Patrícia Crisostomo e Helia Teixeira) que explica, de forma lúdica, a atuação do TCE e o conceito do Projeto Casa Aberta.

Ao final, os alunos presentearam o Tribunal de Contas com um quadro que representava a distribuição e aplicação dos recursos públicos. Referido quadro foi criado pelos alunos da APAE, ao longo das atividades desenvolvidas no âmbito daquela associação, nas quais foram trabalhados os temas relacionados à atuação do TCE/BA.