Conselheiro Raimundo Moreira se aposenta após 54 anos de Serviço Público Estadual
Plenário do TCM/BA

Nesta quinta-feira, 19.05, na Corte de Contas, o Ministério Público de Contas participou da última sessão plenária do Conselheiro Raimundo Moreira, que se aposenta no dia 26/05, data em que completa 75 anos, finalizando o exercício do primordial munus de Conselheiro. O Conselheiro, em seu discurso, destacou que se aposentano auge da sua saúde mental e física”. Durante 22 anos de intensos trabalhos na Corte, Moreirinha – como carinhosamente é chamado pelos mais próximos – desenvolveu toda sua capacidade laboral adquirida nas Instituições pelas quais passou, algumas delas: Assessor de Governo na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, Chefe da Casa Civil do Governo Estadual, Secretaria de Planejamento do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Urbano – CONDER, todo esse norral foi construído ao longo de 54 anos de serviço público estadual. Raimundo Moreira é economista de origem, além de Mestre e com passagem na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Órgão ligado as Nações Unidas, homem sensível e determinado com as questões sociais e desenvolvimentistas do seu estado da Bahia.

A Procuradora-Geral, Dra. Camila Vasquez, destaca a excelente relação que nutre com o Conselheiro Raimundo Moreira, expressando a figura de um verdadeiro gentleman, homem de fino trato, competência e educação as suas maiores marcas.

Dra. Aline Rego, representando o MPC na sessão plenária, também expressou sua emoção ao destacar a competência e rigor técnico na análise e elaboração dos votos nos processos, que Moreira impunha em seus trabalhos.

Dr. Guilherme Macedo expressou a satisfação e educação do dia dia com o Conselheiro Raimundo Moreira, pela sua seriedade, homem ponderado e de uma educação ímpar.

Dr. Danilo Diamantino também destacou o vazio que o Conselheiro Raimundo Moreira deixará no convívio diário, pela sua presença sutil, amiga, homem de caráter, com capacidade técnica admirável.

O Presidente da Corte de Contas, Conselheiro Plínio Carneiro Filho associado aos Conselheiros José Alfredo, Francisco Netto, Fernando Vita, Mário Negromonte e Nelson Pellegrino, fizeram questão de enaltecer o legado do Conselheiro Raimundo Moreira na vida pública – e ressaltar seu caráter, sua cordialidade no trato, sua competência e a amizade.

Ao agradecer as manifestações de carinho e respeito por seu trabalho e pessoa ao longo dos anos, lembrou de todos os conselheiros com os quais conviveu no TCM, como João Lessa Ribeiro, Plínio Carneiro (pai do atual presidente da Corte), Paulo Maracajá e Paolo Marconi, e fez um agradecimento especial ao conselheiro – já falecido – Clemenceau Teixeira, que conseguiu uma bolsa para que ele estudasse no Colégio Antônio Vieira – quando chegou a Salvador. Agradeceu também a todos os servidores do TCM. Destacou ainda em seu discurso, que existiu o TCM antes da implantação do MPC e que existe o TCM depois da implantação e pleno funcionamento do Ministério Público de Contas, agradecendo aos Procuradores pela Competência de seus Membros com sua alta produtividade auxiliados pelos Servidores do Órgão Ministerial.

Por fim, Raimundo Moreira como um bom sertanejo que é, narrou sua vida tendo o começo em Mairi, município situado no Centro Norte baiano, muito emocionado, o cristão fervoroso, agradeceu a Deus, a seus Pais, sua Família, que com muita dificuldade fez o homem que és com seus princípios e valores, conquistando e vencendo os percalços da vida.

Conselheiro do TCM/BA – Raimundo Moreira