Gestão Municipal Responsável é tema no MP

daniloForam debatidos nesta sexta-feira, dia 18.11, medidas de prevenção da corrupção e transição de governos municipais, durante a abertura do ‘2º Seminário Conjunto Relacionado à Transição de Governos Municipais’, que aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual, no CAB.

O Procurador de Contas, Dr. Danilo Diamantino, que ministrou a palestra ‘Transmissão de Governo Municipal na visão do Ministério Público de Contas’, esclareceu que o gestor atual repassa todos os documentos e informações para que o candidato eleito para o cargo de prefeito, tenha pleno conhecimento do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração municipal. O Procurador alertou que é importante que o gestor que esteja saindo tenha a cópia de toda a documentação e recibos de pagamentos, para que ele possa se defender perante a Justiça caso seja necessário.

Diamantino dividiu a mesa com o Promotor de Justiça Dr. Valmiro Macedo, Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), a Promotora de Justiça, Dra. Rita Tourinho, o secretário do Tribunal de Contas da União, Dr. Nicola Espinheira da Costa Khoury, com o auditor e Substituto de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Dr. Ronaldo Sant´Anna.

Durante o evento, Dr. Valmiro Macedo, alertou que “precisamos trabalhar de forma preventiva contra a corrupção, e não apenas atuar de forma repressiva. Por conta da corrupção, as pessoas deixam de acreditar nas instituições” e reiterou que “a prevenção da corrupção é mais importante que a repressão porque nem sempre as ações judiciais conseguem recuperar efetivamente todos os ativos que foram desviados”.

Na ocasião, Dra. Rita Tourinho falou sobre a importância da parceria do MP Estadual com o Ministério Público de Contas e outras instituições que atuam nessa área.

Estiveram presentes no seminário membros e servidores do Ministério Público de Contas dos Municípios, do MP Estadual e do TCM, além de integrantes da Rede de Controle de Gestão Pública.

dr-danilo

Dr. Danilo Diamantino

Também foram debatidos assuntos como ‘A gestão responsável em final de mandato dos prefeitos’, que foi apresentado pelo auditor e Conselheiro Substituto do TCM, Dr. Ronaldo Sant´Anna; ‘Principais irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU)’, que foi debatido pelo Dr. Nicola Espinheira; e ‘Final de mandato de prefeitos e finanças municipais’, que ficou a cargo da procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, Dra. Élida Graziane Pinto.