Moro destaca o papel do MPC e sociedade no combate à corrupção

Juiz Federal, Sérgio Moro e o Procurador de Contas Junto ao TCU, Júlio Oliveira

O Juiz Federal, Sérgio Moro, palestrou nesta quinta feira (22/03), no 1º Encontrou Nacional do Ministério Público de Contas – ENAMPCON – Curitiba/PR, para Procuradores de Contas, dias após a Lava Jato ter completado quatro anos de atuação.

Moro fez uma breve retrospectiva da operação, discorrendo sobre as experiências exitosas que já atingiram 49 fases, e ainda destacou o apoio dos Ministérios Públicos de Contas, Órgãos de Controle e da sociedade no combate à corrupção.

Conforme explanado por Dr. Sérgio Moro, A Operação Lava Jato foi deflagrada no dia 17 de março de 2014, e as investigações resultaram em quase 200 prisões. “É a maior operação de combate à corrupção no Brasil”. Entre multas, indenizações e recursos mantidos no exterior, já foram recuperados mais de R$ 10 bilhões, destacou Moro. Mas, para o Juiz, só as investigações e a punição dos envolvidos não são suficientes para acabar com a corrupção no país.

O Juiz Federal, lembra que, “o Governo e o Congresso têm uma responsabilidade fundamental. É possível, por exemplo, aprovar novas leis que tornem o sistema de Justiça Criminal mais eficiente, mas não só isso. Leis que eliminem as oportunidades para a própria prática do crime de corrupção. Leis que habilitem os governados a controlar as ações dos seus governantes, como leis que estabeleçam regras claras em contratos públicos, transparência de informações e dados de qualquer atividade governamental”, Ao final da palestra, O Juiz Federal foi homenageado pela AMPCON.

Palestra proferida no ENAMPCON pelo do Juiz Federal , Dr. Sérgio Moro