MPC parabeniza a data de Instalação dos Tribunais de Contas

Nesta terça-feira, 17 de Janeiro, é celebrado o dia dos Tribunais de Contas por ser a data de instalação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Desde a instalação do Tribunal de Contas da União, em 17 de Janeiro de 1893, o controle externo se tornou parte fundamental da administração pública no país, com ampliação de serviços e áreas de atuação ao longo do tempo.

Destaca-se, no dia de hoje, a importância dos Tribunais de Contas para a sociedade brasileira, como instrumento de progresso, transparência e desenvolvimento social, além da fiscalização do gasto público em prol da sociedade.

Fazendo uma breve retrospectiva: com a proclamação da república em 1889, em 17 de Janeiro de 1893 foi implantado o Tribunal de Contas da União. No ano corrente possuímos 33 (trintas e três) Tribunais de Contas entre Estaduais e Municipais efetivos e atuantes nos Estados Brasileiros.

O Ministério Público de Contas, através dos seus Procuradores de Contas, parabeniza as Cortes de Contas e reafirma o compromisso e parceria com os Órgãos de Controle, da qual faz parte, buscando e aprimorando as ferramentas de controle no combate à corrupção e má gestão dos recursos públicos municipais.