Mapeamento regional visa aperfeiçoar serviços nos MPCs
CNPGC FOTO 2

1ª Reunião CNPGC – região Nordeste

Procuradores-gerais de oito estados nordestinos trocaram experiências, nesta segunda-feira, na 1ª Reunião de Trabalho dos Procuradores Gerais de Contas da Região Nordeste – Discutindo Problemas Comuns.

O objetivo principal do encontro, promovido pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Contas (CNPGC), foi divulgar um diagnóstico da realidade institucional de cada Ministério Público de Contas e identificar os problemas existentes, propondo medidas concretas para garantir uma uniformização em relação à realidade de cada instituição.

A procuradora- geral do MPCM/BA, Dra. Aline Rego, destacou que a reunião promoveu  a troca de idéias e experiências entre as Procuradorias, discutindo os problemas comuns enfrentados diariamente, visando o fortalecimento dos MPC´s e o aperfeiçoamento do controle externo.

Na opinião do procurador-geral do MPC/BA, Danilo Andrade, o evento teve ainda o propósito de identificar discrepâncias em relação ao modelo padrão que se vislumbra nacionalmente para a Instituição, a fim de definir estratégias de correção de desvios.

“No Nordeste, verificamos que a realidade é díspare entre os MPCs. Há estados onde, por conta da história de consolidação institucional e algumas particularidades locais, o Ministério Público de Contas conta com instalações físicas, estrutura de carreira e mecanismos de interação com a mídia e a sociedade bem mais avançados do que em outras unidades da Federação”, explicou Danilo Andrade.

Para a procuradora-geral do MPC/DF e presidente do CNPGC, Claudia Fernanda de Oliveira Pereira, o trabalho desenvolvido é crucial para prestar um melhor serviço aos cidadãos. “Esta é a última região visitada neste primeiro semestre. A ideia de promover as reuniões regionais com os procuradores-gerais de contas visa mapear as instituições. É preciso entender como funcionamos, quem somos, quantos somos. O trabalho visa mapear os MPCs de Norte a Sul do País para desenvolver ferramentas de atuação mais uniformes na busca da prestação de melhores serviços à sociedade”, disse a procuradora.

Procuradores Gerais de Contas

Participaram da reunião os procuradores-gerais Aline Rego (MPCM/BA); Danilo Andrade (MPC/BA); Claudia Fernanda de Oliveira Pereira (MPC/DF); Rafael Rodrigues de Alcântara (MPC/AL); Sheyla Barreto Braga de Queiroz (MPC/PB); Gleydson Antonio Pinheiro Alexandro (MPC/CE); João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello (MPC/SE); Márcio André Madeira de Vasconcelos (MPC/PI); Douglas Paulo Silva (MPC/MA); e Luciano Silva Costa Ramos (MPC/RN) .

Fonte: MPC/TCE